quinta-feira, 20 de junho de 2013

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO

TEXTO
 O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do
Renascimento.
Questão 01 - Segundo a arte do Renascimento, julgue os itens a seguir em (C)
CERTOS ou (E) ERRADOS:
1. ( ) O termo Renascimento se refere ao resgate dos ideais da cultura grecoromana.
2. ( ) No Renascimento ocorreu a valorização do divino e do sobrenatural.
3. ( ) O artista renascentista teve a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetido á igreja ou a outro poder.
4. ( ) O renascimento é marcado pela pressão da igreja junto à produção artística.
02 - Ainda sobre o Renascimento, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
1. ( ) A principal característica da arquitetura renascentista é o equilíbrio das linhas, a organização matemática dos espaços e a presença de elementos da antiguidade clássica na decoração.
2. ( ) No período renascentista predomina a tendência de uma interpretação científica da realidade e do mundo.
3. ( ) A pintura renascentista nega qualquer característica do ultimo período gótico. 2
4. ( ) Nas artes plásticas acontecem estudos sobre a perspectiva segundo princípios da matemática e da geometria.
03 -. Quanto às características do Renascimento analise e julgue os itens abaixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à seqüência obtida.
I. Na escultura renascentista o nu é totalmente abandonado. ( )
II. A posição do homem como o centro do mundo é retomada. ( )
III. É na arquitetura Renascentista que o interior é decorado com inspiração na arte da Antigüidade Clássica. ( )
IV. A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura citados no item 1. ( )
a) V – F – V – F
b) F – F – V – V
c) V – V – F – V
d) F – V – V – F
04 - Desde que Roma adotou a religião cristã como religião oficial, o homem europeu viveu apenas para Deus e a arte servia como veículo para afirmar sua crença. No século XIV houve muito progresso na arte, na literatura e na ciência e o homem voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais importante da terra. Vimos então o Renascimento. Quanto às características do Renascimento assinale a única alternativa CORRETA:
a) ( ) Na escultura renascentista surge o nu, assim como no clássico grego.
b) ( ) A posição do homem como o centro do mundo é visto pela primeira vez noRenascimento.
c) ( ) É na arquitetura Renascentista que se decora o interior dos ambientes com inspiração na arte da Idade Média.
d) ( ) A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura  GREGA.
TEXTO
O Renascimento foi um movimento da História em que ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
05 - Considerando o texto acima a respeito do Renascimento, julgue os itens em (C) para certos e (E) para errados:
1. (  ) O texto diz que o Renascimento só contribuiu para o desenvolvimento humano no
campo das artes.
2. ( ) No Renascimento o ser humano se libertou dos fantasmas religiosos e teve a convicção de que também tinha valor.
3. ( ) No Renascimento a arte deixou de ser anônima e se tornou individual, ou seja, só um artista poderia realizá-la.
4. ( ) A arte do Renascimento fez com que o observador a admirasse como um todo, ou seja, com um olhar geral sobre a obra.
 06 - Ainda sobre o Renascimento julgue os itens abaixo:
1. ( ) O Renascimento é um movimento que teve origem na Bélgica.
2. ( ) Perspectiva, uso do claro e escuro e realismo são características da pintura
renascentista.
3. ( ) A técnica do claro-escuro consiste em pintar metade do quadro a luz do dia e a outra metade à noite.
4. ( ) Batalhas, torneios e cenas de caça são alguns dos temas da pintura renascentista
TEXTO
 Os elementos em comum do Renascimento foram a redescoberta da arte e da literatura da Grécia e de Roma, o estudo científico do corpo humano e do mundo natural e a intenção de reproduzir com realismo as formas da natureza. Uma das descobertas mais significativas foi o método de criar a ilusão de profundidade numa superfície plana, chamada perspectiva, que veio a ser a base da pintura européia nos quinhentos anos seguintes. Este período foi chamado de Renascimento.
07 - Sobre o Renascimento julgue os itens:
01 ( ) Antes do Renascimento a produção artística estava voltada para a igreja.
02 ( ) O Homem voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais importante da terra.
03 ( ) O renascimento existiu em toda a Europa menos na Itália.
04 ( ) Ele foi dividido em dois períodos sendo eles: o quatrocentismo e o quinhentismo.
08 -  respeito do Renascimento, julgue os itens:
01 (  ) Na pintura renascentista houve grande preocupação com a fidelidade anatômica.
02 (  ) Na pintura renascentista personagens de outras épocas foram vestidos com roupas do século XV.
03 (  ) A escultura renascentista possuía muito realismo em sua obra.
04 (  ) Na arquitetura renascentista os prédios passaram a ser decorados e inspirados na Antiguidade Clássica.
09 – Além de pintor Leonardo da Vinci também foi:
a- ( ) Geógrafo.
b- (  ) Músico.
c- ( ) Diretor.
d- ( ) Padre. 5
10 – São obras de Da Vinci:
a- ( ) Mona lisa e Guernica.
b- ( ) A Virgem dos Rochedos e O Grito.
c- (  ) Mona Lisa e A Virgem dos Rochedos.

d- ( ) O Nascimento de Vênus e Mona Lisa.

GABARITO
PROJETO FOLCLORE “RESGATANDO CULTURAS” 2013
 IDENTIFICAÇÃO Denominação do Projeto: Folclore: Resgatando Culturas
 Órgão Coordenador e Órgão executor: Escola Estadual Paulo Freire Idealização e Elaboração: Joice Sovernigo Lopes e Luzia de Fatima Layola
 Período de realização do Projeto: 15 a 31 de agosto Responsáveis pela execução: Professora de Artes e Professora Gerenciadora da STE
 Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º Ano do ensino fundamental e 1º ao 3º Ano do ensino Médio
 Duração: 15 dias
 Justificativa: O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor. Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições. Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo. 
Objetivos: -Identificar a importância cultural do folclore -Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado -Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos -Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções -Motivar produções artísticas individuais e coletivas -Despertar gosto pelas musicas e danças culturais -Resgatar as brincadeiras antigas.
 Metodologia O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série: -Pesquisar na STE - http://www.anossaescola.com/cr/testes/jannemary/fui_a_feira.htm http://www.anossaescola.com/cr/testes/salena/paicvol3pg33.htm http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5376 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5234 - Leitura -Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk -Jogos na STE http://tca.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=323924&jogo=jogar+Adivinhas+do+folclore+online http://www.estudamos.com.br/ortografia/folclore.php http://www.anossaescola.com/cr/testes/zileide/folclore1.htm http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1241 Culminância: Na finalização do projeto foi desenvolvida na Escola uma gincana com a participação de todos os alunos e professores, as provas se deram nos dias 30 e 31/08 sendo que no dia 30 foram realizadas a parte esportiva com varias brincadeiras do nosso folclore e no dia 31 foram realizadas as provas culturais com danças e teatros com o tema folclore.
 Execução da gincana: REGULAMENTO DA GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DA EE. PAULO FREIRE DOS OBJETIVOS: Promover à integração, o conhecimento, a descontração, o lazer, principalmente comemorar o Folclore Brasileiro.
 DAS DISPOSIÇÕES: Das disposições gerais da COMISSÃO ORGANIZADORA seguem abaixo, os dispositivos que regulamentam a Gincana Cultural e Esportiva do Folclore 1. Componentes inscritos numa equipe deverão ser todos da mesma sala. 2. Estar presente no horário estabelecido. 3. Participar com entusiasmo, empenhando-se para apresentar, da melhor maneira possível as tarefas. 4. Ter espírito esportivo e união entre as equipes, respeitando todos os seus membros. 5. Não serão permitidas vaias durante a realização das tarefas das respectivas equipes. A Equipe que desrespeitar esta norma perderá 100 pontos a cada manifestação de vaias. 6. Os pedidos de impugnação de tarefas obedecerão aos seguintes critérios: a) Só poderá ser feito pelo coordenador/professor ou coordenador aluno da equipe Por escrito; b) Tempo para reclamação, no máximo 15 minutos após o término da prova; c) No ato da reclamação trazer a fonte que comprove a irregularidade da equipe.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA: Para ajudá-la em suas atividades, a Comissão Organizadora poderá convocar outras pessoas, tantas quantas achar necessário.
 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Cada equipe será representada por uma cor. (escolher com os líder da sala a forma de representar a cor) ex: fitas, camiseta, bandana, etc. Algumas provas, devido ao grau de dificuldade poderão ser entregues às equipes com Antecedência, embora todas devam ser cumpridas durante a realização da XI Gincana. Cada equipe poderá contar com professor/coordenador que lhes dará assessoria e ao mesmo caberá zelar pela motivação, incentivo e disciplina da equipe. Cada equipe deverá escolher um coordenador entre os membros da equipe. Qualquer dúvida sobre as atividades procurar a Comissão Organizadora antes do prazo final de sua entrega, pois vencido o horário não serão mais dadas explicações às equipes.
DA REALIZAÇÃO: A Gincana Cultural e Esportiva será realizada em etapas: 1ª Etapa Tarefas Antecipadas - 28/08/2012 2ª Etapa - Tarefas esportivas - 30/08/2012 3ª Etapa – Tarefas culturais -31/08/2012
DA PREMIAÇÃO: Medalhas e 1 ponto na média em todas as matérias para a equipe campeã. Tarefas Antecipadas deverão ser entregue para a equipe organizadora no dia 28/08/2012. 1ª prova: enquete site wwwpaulofreire.blogspot.com Foi disponibilizado no blog da escola uma enquete da equipe que vencerá a gincana 2012. Vencerá a equipe que ao final do período de votação obtiver o maior percentual de votos. O período de votação será entre 15/08 a 28/08/2012
 PONTUAÇÃO : - 1º LUGAR – 100 PTS -
                               2º LUGAR – 90 PTS -
                               3º LUGAR – 80 PTS
 Ler mais... ou no site https://sites.google.com/site/eepfiguatemi/projetos

Atividade 5.4 - Publicando vídeo no BLOG



Sentindo a necessidade de conhecer e resgatar, preservar e divulgar a valorização da cultura popular à busca de conhecimentos culturais acerca de nossas tradições é que nós pensamos em realizar este projeto: Resgatando raízes, cujo intuito é incentivar os estudantes a valorizar as nossas raízes culturais, manifestadas, por exemplo, nas músicas, danças e tradições. O Nosso maior objetivo é incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais no âmbito escolar, conhecer os talentos artísticos musicais da terra, promover a integração da comunidade escolar, estimulando o protagonismo juvenil e o espírito empreendedor, consolidando os conhecimentos escolares, onde estabeleceremos laços de companheirismo, solidariedade e união em classe, fortalecendo a auto-estima do estudante, com momentos de lazer na comunidade escolar.

Ativ 5.3 - Pesquisando na Wikipédia (1)

Em minha pesquisa na Wikipédia, encontrei alguns artigos interessante que vem de encontro ao tema que pretendo desenvolver no Projeto Integrado de Aprendizagem.

Tendo eu escolhido como tema “RESGATANDO CULTURAS”, destaco os seguintes artigos como sendo de significativas informações para que o educador, e até mesmo para que o educando utilize a rede como fonte de conhecimento e aprendizado.  Contudo, é importante frisar que ao se tratar de uma fonte que não é segura, há a necessidade de uma leitura crítica e reflexiva.
A Wikipédia, apesar se não ser uma fonte 100% segura, é uma iniciativa super interessante e que revela um grande potencial de colaboração e integração entre os diversos usuários.  Infelizmente, ainda encontramos pessoas de má fé que tentam derrubar iniciativa como esta de cooperação e partilha.

domingo, 16 de junho de 2013

ATIVIDADE ARTE EGÍPCIA

ARTE EGÍPCIA 

01 – A Religião é fator predominante na cultura egípcia, o que é óbvio, reflete imediatamente na produção artística deste povo. Assinale a alternativa que indica uma característica dessa cultura: 
a) ( ) Uma arte bastante padronizada, não dando margem a criatividade nem a imaginação pessoal. 
b) ( ) É uma arte predominante que valoriza a criatividade do artista. 
c) ( ) Ao observar uma obra já se define o autor, pois suas características estão expressas na obra. 
d) ( ) Uma arte bastante criativa dando ao artista uma liberdade de expressão. 

02 - “Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil”. Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei: 
a) ( ) Lei da modernidade 
b) ( ) Lei da frontalidade 
c) ( ) Lei da mortalidade 
d) ( )Lei da lateralidade 

03 – As tumbas dos primeiros faraós eram réplicas de suas casas, onde inicialmente construções retangulares mais simples eram utilizadas para o sepultamento de pessoas com menor importância social. Assinale a alternativa CORRETA com o nome 
dado a estas construções mortuárias: 
a) ( ) Pirâmides 
b) ( )Mastabas 
c) ( )Sarcófagos 
d) ( )Catacumbas 

04 - Sendo a religião fator predominante na sociedade egípcia o que consequentemente reflete sua produção artística cultural. Julgue os itens (V)VERDADEIRO ou (F) FALSO quanto esta característica marcante da cultura egípcia: 
I. ( ) A religião invade o Egito, interpretando o universo, justificando a organização social, mas no cenário administrativo político ela se faz ausente por manobras dos sacerdotes do império. 
II. ( ) Dessa forma a arte concretizou-se desde o inicio nas construções mortuárias e em estatuetas e vasos deixados junto aos mortos. 
III. ( ) São as Mastabas, construções de forma retangular, muito simples, que propiciam á sociedade egípcia base para a grandiosidade da pirâmide, que tinha funções de adoração aos deuses egípcios. 
IV. ( ) O argumento de maior relevância dentro do fator religião utilizado pelos que detinham o poder egípcio era a morte. 

Assinale a alternativa com a seqüência CORRETA obtida: 
a) V – V – V – F 
b) V – F – V – V 
c) F – F – F – F 
d) F – V – F – V 

05 – Quanto a produção artística Egípcia julgue os itens a baixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à seqüência CORRETA:
I. ( ) Extremamente voltada para a produção de imagens de deuses na expectativa de recebimento de graças. 
II. ( ) Uma produção bastante livre, onde facilmente de detecta a característica de cada artista. 
III. ( ) Sua produção sempre moldada pelo direcionamento religioso, não dando margem a criação pessoal ou expressão própria do artista. 
IV. ( ) Das restrições impostas pelo processo político religioso o de maior relevância denomina-se Lei da Frontalidade. 

a) V – V – V – V 
b) V – F – V – F 
c) F – F – V – V 
d) F – F – F – F 

TEXTO 

A antiga civilização egípcia era bastante complexa em sua organização social e muito rica em seu desenvolvimento cultural. Como havia a forte crença em uma vida depois da vida, a arte voltava-se para esse aspecto da religiosidade. E tinha-se na figura do Faraó uma centralização e uma representação de todo o povo. Preservar o corpo do Faraó e dotá-lo de meios próprios para a segunda vida, era garantir a todo o povo as mesmas possibilidades. O Faraó era mais do que um simples governante. O Faraó englobava o próprio povo, seu destino e sua eternização. 

06 - Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) 
ERRADOS:
1. ( ) A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para os vivos. 
2. ( ) Embora fazendo parte de ritos fúnebres, as pinturas são cheias de vida. 4
3. ( ) Na arte egípcia, existe a estilização nas figuras humanas, que são representadas com o rosto de perfil, o olho visto de frente e ombros também vistos de frente, quadris e pernas novamente de perfil. 
4. ( ) Os egípcios não acreditavam na imortalidade. 

07 – Os sarcófagos são: 
a- ( ) Pinturas. 
b- ( ) Esculturas. 
c- ( ) Pirâmides. 
d- ( ) Construções arquitetônicas.

08 – O Ká é o mesmo que: 
a- ( ) Espírito. 
b- ( ) Múmia. 
c- ( ) Sarcófago. 
d- ( ) Morte. 

09 – As Pirâmides serviam para: 
a- ( ) Guardar dinheiro. 
b- ( ) Guardar o corpo do faraó e suas riquezas. 
c- ( ) Guardar os espíritos. 
d- ( ) Moradia da população. 

10 – Sobre a pintura egípcia qual a alternativa correta:
a- ( ) Os egípcios dominavam a técnica da perspectiva. 
b- ( ) Não haviam pinturas no antigo Egito. 
c- ( ) Os egipcios trabalhavam com a Lei da Habilidade. 
d- ( ) Nenhuma das alternativas

GABARITOS

ARTE ROMANA  - 6º ANO 
ARTE ROMANA

C
D
D
B
D




GABARITO EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO – 7º ANO
01
C-E-E-E
02
C-C-E-C
03
C
04
A
05
E-C-E-C
06
E-C-E-E
07
C-C-E-C
08
C-C-C-C
09
B
10
C




ARTE EGIPCIA
ARTE EGÍPCIA
01 - A
02 – B
03 – B
04 – D
05 – C
06 – E – C – C – E
07 – B
08 - A
09 – B
10 - D







ARTE GREGA - 
ARTE GREGA
01 – D
02 – A
03 – B
04 – B
05 – C
06 – B
07 – C
08 – C
09 – A
10 – D